Aplicativos úteis para a hora do voto

Chegou o primeiro turno! E se você é um dos 12% dos indecisos, segundo o Ibope em 04/10/2014, ou está decidido e quer uma força na hora do voto, este post é para você!

Não se pode usar celulares dentro dos locais de votação (portanto, nada de selfie!), mas até a porta é permitido, logo, vamos dar algumas sugestões de aplicativos para te ajudar na hora H!

Oficiais

Surpreendentemente, o TSE disponibilizou três aplicativos bem interessantes…

Aplicativo em que se pesquisa os dados sobre os candidatos diretamente da base de dados do TSE. E ainda pode improvisar uma “colinha”, marcando como favorito o candidato em quem você irá votar.

Não sabe onde fica a sua sessão? Ou então está fora do seu domicílio e quer justificar? Esse aplicativo te diz onde fica a sessão e o melhor caminho até ela.

Quer acompanhar a apuração das eleições, ou saber quem ganhou? Nesse aplicativo você acompanha a apuração diretamente dos servidores do TSE.

Sugestão

Para você que desconfia da segurança e da confiança dos votos inseridos na urna eletrônica, esse aplicativo é para você!

A ideia do aplicativo é simples. Os boletins de urna, emitidos após o encerramento da votação, são afixados em locais públicos (geralmente na porta do colégio que abriga a seção eleitoral).

A ideia é que você, devidamente cadastrado no site do serviço, vá a este local e tire fotos dos boletins. Essas fotos são processadas e os votos identificados. Se todos os boletins de urna forem fotografados teremos uma contagem informal de votos, a qual pode ser comparada com a contagem oficial e averiguar se houve fraude.

O vídeo do projeto é bem informativo.

Com essas dicas, só podemos desejar uma ótima eleição, faça um voto consciente e que o Brasil saia vitorioso!


Quer mandar sua notícia, candidato ou um outro conteúdo para cá e não sabe como fazer? contato@candidatosbizarros.net ou utilize a sessão Fale Conosco!.